O desenvolvimento de competências entre os colaboradores de uma empresa traz resultados positivos tanto para o negócio quanto para o profissional. São processos que trabalham habilidades variadas: liderança, feedback, comunicação, cooperação, proatividade e outras características indispensáveis para quem busca crescer.
Ao ter profissionais completos e melhor capacitados, a empresa ganha em produtividade e em qualidade dos produtos e serviços comercializados. Por isso, é fundamental investir em ideias e sugestões que tornem os treinamentos dos colaboradores mais eficientes e atrativos.
Quanto mais criativo e colaborativo for o processo, melhor é a aprendizagem. Confira algumas dicas para aprimorar o treinamento de competências dos seus colaboradores:
Analise o perfil dos colaboradores
Antes de tudo, é preciso avaliar como são os colaboradores da empresa. Depois, devem ser definidas estratégias que combinem com o perfil de aprendizagem deles. Existem maneiras de tornar as diferentes formas de apresentação de conteúdo mais interessantes. Verifique qual é o melhor método de aprendizado para os seus colaboradores e utilize diferentes recursos (som, imagem e texto) para aprimorar o processo.
Crie sistemas de pontuação e recompensa
Aproveite o treinamento para tirar o colaborador da zona de conforto. É um excelente momento para criar desafios e analisar como cada um se comporta para chegar ao objetivo em questão. O uso de recompensas incentiva ainda mais o engajamento dos participantes. Essa é uma maneira criativa de obter o máximo de atenção do colaborador durante a capacitação de competências.
Promova atividades que simulam situações reais
Demonstrar de que maneira o conhecimento passado durante o treinamento tem valor nas situações cotidianas de trabalho é fundamental para que o colaborador perceba a importância da capacitação. Para isso, utilize metodologias que coloquem os participantes de frente com situações reais, para que eles possam praticar o conhecimento adquirido. Esta também é uma estratégia que aumenta a participação do colaborador durante o processo.
Utilize estratégias divertidas
Existem recursos que ajudam a deixar a capacitação mais interessante para os colaboradores. São elementos visuais, efeitos de som e outras técnicas que proporcionam entretenimento durante o aprendizado e são muito bem-vindas. Para que a capacitação seja uma atividade criativa é preciso sair da metodologia tradicional e investir em estratégias dinâmicas, atrativas e interativas.
Use metodologias que motivem a participação
Aposte em estratégias que convidem o colaborador a interagir com o processo de conhecimento. Quando há a participação ativa, a quantidade de informação absorvida é muito maior. A atividade fica muito mais interessante, produtiva e dinâmica dessa forma.
Invista na gamificação
Esta é uma estratégia que utiliza recursos baseados em games para atividades de engajamento e para incentivar a colaboração dentro do ambiente corporativo. A gamificação usa jogos para atender diferentes objetivos dentro de uma determinada empresa. É uma metodologia que estimula a participação ativa do colaborador, propondo desafios que têm como propósito instruir e treiná-los. Dessa maneira, o colaborador aprende brincando, em um processo criativo, ágil e atrativo.
E você, o que acha das formas dinâmicas e colaborativas para desenvolver competências? Conte para a gente nos comentários!