Ir para o conteúdo
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos

Do Brainstorm à Solução: Como a Gamificação já pode ajudar no planejamento de 2017

Gamificação e planejamentoSaiba como a gamificação (e a sua etapa de brainstorm) pode transformar a inteligência da sua equipe em um diferencial para solucionar os desafios do dia a dia e planejar as ações do próximo ano

No post anterior, falamos sobre como a Inteligência Coletiva e a Aprendizagem em Rede podem impactar na rotina empresarial. Agora, chegou a hora de saber como transformar o potencial desses conceitos em ações reais para solucionar os desafios do time e da empresa. Para começar, é preciso fazer algumas perguntas como: você conhece bem os objetivos do seu negócio? E os desafios? Quais são suas expectativas e necessidades mais imediatas? E como, onde e quando o seu time pode ajudar a identificar e resolver essas demandas?

Para responder essas questões, uma metodologia cada vez mais adotada é a Gamificação. Que é aplicada, por exemplo, em ações de melhoria para tomada de decisão, o planejamento, e para outra necessidade emergente nessa época, o team work. Ou seja, games corporativos são alternativas para integrar colaboradores, identificar os problemas junto a eles e compartilhar as metas da sua companhia, ações vitais para compor as definições que devem ser fortalecidas ou atacadas primeiro.

Em outras palavras, dar espaço para os colaboradores ajudarem a conhecer as principais características de sua empresa, vai transformar os processos de desenvolvimento (ou de ajuste) mais assertivos, práticos e divertidos.

Brainstorm: discutindo ideias, encontrando caminhos

Com a segmentação das equipes e funções, abrir espaço em um brainstorm para diferentes pontos de vista pode ser mais eficiente (e lógico) do que simplesmente definir orientações sem conhecimento de cada área na prática.

Ao definir uma campanha de vendas, por exemplo, é mais provável que as empresas que avaliam as diferentes ideias  em um brainsform (e dificuldades) locais de uma equipe tenham mais sucesso do que aquelas que, por algum motivo, deixam de incluir a participação dos vendedores. Lembre-se que colecionar boas ideias irá enriquecer seu negócio. Mas também vale destacar que existem muitas formas de avaliar as diferentes ideias!

Estimular a participação dos funcionários é um bom exercício para, entre outras coisas, melhorar a motivação dos colaboradores, disseminar a cultura de sua organização e para promover a integração entre as áreas. Porque não utilizar uma ferramenta que, além de fazer tudo isso, deixa na memória (de longo prazo) dos colaboradores os conteúdos trabalhados, amplia a sinergia, trabalha a troca de experiência e ainda oferece um formato que inspirada os participantes? Ainda vamos falar bastante sobre isso!

Seja para facilitar o desenvolvimento e aprendizado do time ou para colher dados e ideias dos colaboradores, é importante contar com uma metodologia adequada para os objetivos e necessidades da empresa.

 

A Gamificação como ferramenta corporativa

Responda rápido: qual é o maior desafio do mundo corporativo, hoje? Ampliar o envolvimento dos colaboradores e melhorar seus resultados? Criar ferramentas de avaliação mais adequadas? Ou é atacar as dificuldades da operação, para aumentar as vendas? Bom, se todas essas possibilidades fizeram sentido para você, não se espante. E mais: saiba que a gamificação é um caminho para ajudar a resolver essas (e outras) dúvidas das rotinas empresariais.

Combinando ferramentas interativas e funções que ampliam o contato do colaborador com outras áreas da empresa, as iniciativas com gamificação tornaram-se grandes aliadas dos profissionais de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Vendas, Marketing, etc. A ideia é encontrar opções que favoreçam o engajamento dos times, ampliando o diálogo, o impacto, a integração e a produtividade dos participantes.

Além disso, essa estratégia pode melhorar a produtividade, facilitando a fixação de conteúdos de treinamento e aumentando a colaboração entre os membros das equipes. Outra vantagem é a possibilidade de se criar relatórios de avaliação, para medir desempenho ou para analisar a aprendizagem global da equipe ou individualizada. Para completar a lista de benefícios, é importante frisar que os estímulos à criatividade, além de render boas ideias para maximizar o funcionamento dos times, também auxiliará na formação de possíveis lideranças.

Ou seja: mais do que um jogo, a gamificação é uma arma de gestão que, quando bem utilizada e gerenciada, pode render muitas oportunidades para qualquer empresa.

 

Quer saber mais sobre essa metodologia e como ela pode ajudar sua empresa? Então, não perca as novidades aqui, no blog da i9ação!

7 E-mails sobre Gamificação da Integração de Novos Colaboradores

Compartilhe :

Entre em contato conosco

Receba nossa Newsletter

Sobre o Blog

Embarque nesta história para conhecer mais o incrível universo da gamificação. Nosso blog vai trazer conteúdos e reflexões sobre a gameficação nas empresas e o poder que ela tem de engajar talentos e despertar potenciais. Queremos transformar a forma como nós enxergamos a educação de adultos e o desenvolvimento humano.

Encontrar um Conteúdo

Posts recentes

Compliance com leveza: estratégias para engajar sem perder autoridade

29/05/2025

Como engajar de verdade na Semana de Compliance: estratégias práticas para sair do básico

20/05/2025

Do canal de denúncias à cultura viva: três alavancas para ativar a cultura do compliance em 2025

19/05/2025

Do cumprir ao complayer: por que o futuro do compliance depende de engajamento

13/05/2025

Hospital que engaja, hospital mais seguro

08/05/2025

Gamificação para desenvolver o ‘Superpoder’ de cada colaborador

27/04/2025

Categorias

+ Artigos Assinados
+ Caso de Sucesso
+ Fotos
+ Vídeos
5s
Aprenda +
Blog
Categoria não definida
Challenge
Complayer
Compliance
Compliance City
Compliance Play
Compliance Play - CASE ULTRACARGO
Compliance Week
Comunicação na Gamificação
Depoimento
Engajamento Geral
ESG
Fernando Seacero
Game customizado
Gamificação Estratégica
Gamificação por Área
Gamificação, Psicologia e Ética
Heróis da Integridade
inspirAção
LGPD
Liderança
Onboarding
Plataforma Gamificada
  • Rua Teodoro Sampaio, 407 Cj. 41 – Pinheiros - São Paulo – SP
  • Whatsapp: (11) 99018-8192
  • Tel.: (11) 3871-9409
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Receba nossa News

Política de Privacidade – Termos de Uso
i9Ação © 2025 - Todos os direitos reservados

Entre em contato conosco

Venha conhecer mais e saiba como criamos experiências inesquecíveis junto a nossos clientes: