Trazemos esse vídeo para você navegar junto com Fernando Seacero, nosso fundador, pela plataforma gamificada ‘Compliance Play’. Muito mais que uma demonstração, esse vídeo é uma imersão 😀
Este é o segundo blog da série Case Ultracargo, um conteúdo extraído do evento Compliance Game Experience 2023, promovido pela i9Ação. Aqui, trazemos um trecho da gravação e sua transcrição, que explica como funciona o Compliance Play, uma das nossas soluções gamificadas para Compliance.
O tour pela ferramenta mostra como ela funciona e algumas de suas características como:
- Customização
- Tutorial
- Avatares
- Conteúdo e Dinâmica
- Opções de Jogo e Mecânica
- Rankings e Premiações
- Dados e Certificados
- Dicas de Aprendizagem, Adesão e Engajamento
Está tudo nesse vídeo para você conferir!
+ Você pode assistir o evento na íntegra clicando aqui.
Como funciona o game que a Ultracargo utilizou para transformar a Semana de Integridade
Durante o evento Compliance Game Experience, recebemos Cristiane Oliveira, Gerente de Integridade da Ultracargo, para um bate-papo sobre como a plataforma gamificada de Compliance foi utilizada para aumentar o engajamento com o treinamento.
Mas, antes do compartilhamento do case Ultracargo sobre o game, fizemos uma navegação completa pelo Compliance Play.
Aperte o play e confira no vídeo ou leia a transcrição do trecho logo abaixo!
Transcrição desse trecho apresentado por Fernando Seacero:
Esse daqui é o Compliance Play, o jogo que a Ultracargo utilizou. E como é que ele funciona?
Customização
Então, a primeira coisa é que a gente customiza a logotipia, coloca o nome da empresa aqui, coloca as cores.
Ele já vem com um conteúdo focado em Compliance, mas cada cliente acaba colocando perguntas e situações deles aqui.
Tutorial
Quando a pessoa entra no jogo, a primeira coisa que vai fazer é passar por um tutorial. Ela pode jogar no celular, no computador, então, nesse tutorial, ela vai ver aqui:
“Eu posso jogar contra o computador ou posso desafiar alguém especificamente, ou posso pedir para o computador, para o celular, para o sistema desafiar alguém aleatório para eu jogar”.
Desafio da Roleta
Depois disso, ao jogar vai aparecer uma roleta para a pessoa clicar. Ela vai ter um desafio para responder, uma pergunta ou uma situação e se acertar duas vezes, ela tem direito a escolher um troféu, uma medalhinha, seja sobre corrupção, lavagem de dinheiro, código de conduta, ESG, segurança, o que cair.
E ela tem sempre um tempo para responder e desafiar seus colegas.
Avatar
Quando a pessoa entra no jogo, vai escolher um avatar, que pode ser pop, pode ser um bichinho, pode ser uma fruta, e a pessoa escolhe qual avatar ela quer ser representada dentro do jogo.
Isso aqui já ajuda na questão do límbico, então as pessoas já se identificam, começam a se identificar com o jogo. Tem muitas pesquisas que falam sobre a importância do avatar.
Jogo com a máquina
Eu estou jogando aqui contra a máquina, contra o computador primeiro. Então, eu giro a roleta, caiu ESG, eu venho aqui, respondo uma pergunta sobre ‘ESG’ e, errei: aí ele fala qual é a pergunta verdadeira, a pergunta correta.
Eu vou girar de novo a roletinha. ‘Proteção de dados’, aqui está falando um pouco de LGPD, esse aqui é um conteúdo aleatório. Vou girar novamente a roleta: ‘Corrupção e lavagem de dinheiro’.
Pontuação
E assim ele vai jogando e ganhando pontos, parece que ele vai ganhando poucos pontos, só que aí entra aqui e pode desafiar o colega. Liguei meu botão social e vou desafiar aqui a Maria Eduarda a jogar. Ela recebe aquele convite aqui embaixo, no próprio jogo (tem um monte de gente aqui que está me desafiando, esse Gabriel aqui, por exemplo).
Quando você recebe um desafio, você tem 24 horas para você jogar, se você não jogar, você perde por W.O. Então, eu jogo até eu errar, quando eu erro, eu passo a vez para o meu oponente, e assim eu vou ganhando o dobro de pontos do que se eu estivesse jogando contra o computador só.
Só essa mecânica de pontos já aumenta muito a dinâmica. E esses pontos aqui vão sendo marcados.
Jogo com componente aleatório
Você também pode desafiar alguém aleatoriamente, você pode entrar aqui e pedir: “eu não quero escolher alguém”, o próprio sistema vai escolher alguém.
Então, ‘corrupção e lavagem de dinheiro’: “foi feito um contrato de consultoria falso para que o dinheiro sujo seja recebido. Então, você clica aqui embaixo, é a resposta correta.
O bom desse jogo é que você não precisa acertar todas as perguntas, você aprende com seus erros, porque sempre você vai saber onde está, e muitas vezes essa pergunta volta depois para você.
Fixação do conteúdo
O jogo, ele já tem uma base de umas 120, 130 perguntas, mas chega uma hora que você repete.
E aprendizagem, gente, tem a ver com repetição, em você repetir uma coisa. Então, você vai ver aquela pergunta de novo que você errou, você vai aprender, porque você vai fazer aquilo de novo.
Dados e certificado
Primeiro, você consegue ver como é que estão as suas estatísticas em ‘confidencialidade’, ‘conflito de interesses’, ‘ambiente de trabalho’, esse é um ponto legal.
Você consegue ter um certificado também, então, o gestor pode estabelecer um mínimo de pontuações para você gerar um certificado para quem estiver jogando.
Além disso, pode ter diversos tipos de ranking.
Premiação
Normalmente, a gente já recomenda que vocês sorteiem a premiação para os 50 primeiros, os 20 primeiros, e não dar para o primeiro colocado, porque isso pode gerar confusão.
Então, a plataforma pode gerar para você o ranking de usuários individuais, pode gerar um ranking por equipes, ou seja, você pode montar as equipes, departamento, diretoria…
Aqui é o individual: então, todo mundo que está jogando aqui, tem os primeiros colocados, mas está individualmente.
Aqui, você já tem as equipes. Isso é muito legal, porque a gente percebe que o pessoal vibra muito quando ganha junto. Você ganhar junto alguma coisa é sempre muito mais forte do que você ganhar aquilo sozinho.
Então, você pode falar, por exemplo, “um prêmio de champion de compliance daquele ano”, e dar o prêmio para as pessoas. As pessoas tiram foto, comemoram, a área inteira comemora. Então, é uma coisa muito legal você ter essa cooperação, porque um chama o outro para jogar também. O que aumenta bastante a adesão no jogo e na aprendizagem.
Ranking de Influencer
E tem uma coisa que tem se mostrado fenomenal nos nossos jogos, que é o ranking de influencer. E o que é isso?
Esses rankings de influencer são rankings que a pessoa ganha quando ela clica nesse botãozinho de compartilhar, ela manda uma mensagem para o WhatsApp e fala assim: “olha, entra lá no jogo com o meu código, que eu vou ganhar um ponto de influencer”. Então, são as próprias pessoas chamando as outras pessoas para participarem do treinamento de Compliance.
E assim, eu falo sempre que a força do teu colega te chamando é muito maior do que a área de Compliance te chamando para fazer um treinamento: “entra lá, joga, que eu vou ganhar pontos de influencer”. Ele vai tentar te convencer para ele mesmo ganhar os pontos.
A gente percebe que só essa função de influencer dentro dos jogos tem aumentado de 30% a 35% a quantidade de adesão de pessoas nas campanhas, de tão forte que é isso, você ter um par seu te chamando para jogar.
Então, esses são alguns recursos que a gamificação traz. Você ter um ranking de usuário, ranking por equipes, ranking de influencer, você poder também compartilhar os seus resultados numa rede social.
Isso tudo é customizado. Você pode ter os três, pode ter um só, pode ter dois, como vocês quiserem. Mas são recursos que a gamificação ajuda para que você tenha aderência das pessoas na campanha que você está fazendo.
Relatórios
E esse é um jogo muito intenso, as pessoas jogam muito.
Geramos relatórios com esse jogo, relatórios de pontuação individual, do que as pessoas acertaram mais, acertaram menos, mas ele é um jogo que é muito intenso. Então, normalmente, as pessoas jogam por uma semana, duas, e já fazem muita pontuação, jogam um jogo inteiro várias vezes, tem um engajamento muito alto.
É um jogo que se joga por períodos, porque a pessoa realmente tem uma intensidade muito grande de todo mundo que está jogando. E aí a Cris vai contar um pouco de como é que foi utilizar o Compliance Play!
Assista aqui o vídeo deste evento na íntegra e marque aqui uma conversa com nosso time para conhecer mais!
Você também pode baixar o eBook sobre o tema, clicando aqui.
+ Confira a PARTE 2: ADESÃO, PREMIAÇÃO e CONTEÚDO PRÉVIO na Semana de Integridade https://i9acao.com.br/adesao-premiacao-e-conteudo-previo-na-semana-de-integridade/
+ PARTE 3: Compliance Play | Como as situações de jogo promovem a aprendizagem prática e conceitual https://i9acao.com.br/aprendizagem-pratica-conceitual/
Siga a i9Ação no LinkedIn e fique por dentro de todas as tendências sobre gamificação e educação corporativa!
Respostas de 2